https://img.comunidades.net/pes/pescariaonline/Tipos_de_linha_1.jpg
De forma geral, as linhas de pesca têm evoluído conforme o passar do tempo independente do material que são constituídas.
A tecnologia se tornou aliada na fabricação e transforma as linhas cada vez mais resistentes e funcionais.
É fundamental que se utilize a linha certa de acordo com o material que se tem, para que ela não se rompa ou dificulte a fisgada daquele belo exemplar.
Por isso, vamos ver agora quais os tipos de linhas que existem no mercado e suas indicações.
Monofilamento:
Como o próprio nome diz, este tipo de linha é constituida por um único fio de nylon 100% poliamida. São as mais antigas linhas de pesca no mercado, mas, nem por isso, deixam a desejar, já que com o passar do tempo, muitas evoluções foram feitas e hoje pode se encontrar este tipo de linha em diversas espessuras e especificações, possibilitando ao pescador vastas escolhas. Seu custo costuma ser mais barato em relação as demais linhas. Possui diversas opções de diâmetro.
De forma geral não é tão fina se comparada às chamadas multifilamento o que na teoria impossibilita que se coloque tanta linha no carretel. Historicamente possuem mais elasticidade e tem mais abrasividade, o que gera a chamada memória na linha (quando ela sofre deformações por ficar em espiral no carretel) o que acaba causando maior desgaste e resistência. Este tipo de linha possui elasticidade que pode variar entre 15% a 30%.
Fluorcarbono:
Este tipo de linha está dentro das monofilamentos por também serem constituídas por um único fio. O fluorcarbono é um fluoropolímero termoplástico não reagente. Produto de alta tecnologia com alta resistência a solventes, ácidos, e calor.
Com ela é possível assimilar a luz o que deixa a linha praticamente invisível na água. Tem como característica a resistência à abrasão podendo ser usada em locais com pedras, galhos e locais com muitos enroscos, além da possibilidade de manter sua força mesmo quando molhada, já que não absorve água. Comumente usadas para confecção de líderes. Tem maior durabilidade e dificilmente perdem o brilho ou ressecam.
Multifilamento:
É um tipo de linha composta por vários fios entrelaçados de fibras sintéticas Dyneema ou Spectra. São fios cuidadosamente fundidos e trançados durante a fabricação.
As multifilamentos oferecem ao pescador alta resistência e menor espessura em relação às linhas monofilamentos. Possuem maior durabilidade tendo memória quase nula o que é revertido em sensibilidade na pescaria.
Seus pontos positivos são inúmeros, dentre eles, a força e a facilidade na hora de arremessos. Quanto aos pontos negativos desta linha, está a dificuldade em fazer nó e o extremo cuidado na hora do manuseio, uma vez que elas são finas e podem cortar com facilidade.
Cuidados com as linhas:
As linhas são afetadas por vários fatores externos, temperatura, sal, raios do sol, entre outros. Uma linha em condições deficientes fará com que a captura abaixo do limite de peso suportado pela linha, acabe por rompê-la.
Um dos processos mais utilizados para aumentar a vida útil das linhas, é lavá-las muito bem após cada pescaria, mantendo a linha submersa durante várias horas em água doce sem detergentes, lubrificantes ou qualquer tipo de reagente.
Se você sabe mais alguma coisa sobre linhas?
Então deixe seu comentário. Obrigado.